carregando...

Notícias

VOCÊ SABE O QUE É SECONDMENT?

21 de fevereiro de 2019

Tudo sobre secondment jurídico

Secondment: A prática de alocação de advogados de escritórios em departamentos jurídicos vem ganhando mercado por sua eficiência, rapidez e custo-benefício.

O secondment jurídico é um modelo de prestação de serviços em que advogados de escritórios de advocacia são alocados para atuar, temporariamente, no dia a dia empresarial. A prática permite que empresas, que não possuem departamentos jurídicos estruturados, ou que estão desfalcados, contem com o trabalho e assessoria de especialistas inseridos em sua rotinha de trabalho de forma interativa, ágil, próxima e estratégica.

Essa relação contratual, também conhecida como outsourcing jurídico, se tornou tendência durante a pandemia por sua eficiência, flexibilidade e, também, por facilitar demandas do desenvolvimento corporativo no Brasil, país com legislação complexa e burocrática.

Desta forma, o secondment consiste no destacamento de um ou mais advogados, chamados de secondees, para figurar e contribuir com a operação jurídica de uma empresa em diferentes áreas e departamentos. O VISEU, por meio do VISEU Secondment auxilia empresas a encontrar o profissional ideal.

Por que buscar o secondment jurídico?

Este modelo de alocação de advogados é indicado para diferentes cenários, atendendo múltiplas necessidades. Entre elas:

Demandas pontuais

O secondment é uma uma possibilidade quando há uma necessidade pontual de trabalho jurídico. Por exemplo, em casos de sobrecarga na demanda de departamentos internos, em operações atípicas ou momentâneas e em períodos de expansão, que exigem uma força-tarefa maior. A ideia, em todas essas situações, é descentralizar a demanda interna, sem perder o controle sobre ela ou deixar de apresentar uma solução rápida e assertiva.

Cobertura de licenças

A estrutura de departamentos jurídicos internos pode ficar desfalcada em inúmeras situações, como férias, licença maternidade ou afastado por ordens médicas. É comum, nestes casos, que empresas optem pela alocação de advogados, suprindo a ausência temporária. Assim, é possível continuar dando vazão às demandas corporativas sem extrapolar orçamentos ou comprometer resultados.

Desligamento de advogados internos

O secondment também é usado, e recomendado, quando profissionais do departamento jurídico saem ou são desligados da empresa. Uma vez que não é possível deixar o negócio descoberto durante o processo seletivo e de contratação, o modelo de alocação se apresenta como uma excelente resolução, mantendo o padrão da rotina de trabalho e a performance do empreendimento.

Outro ponto a se destacar é a alta rotatividade em algumas empresas ou departamentos. Nestes casos, investir sempre em novos processos seletivos pode ser um risco, que aumenta gastos e reduz a eficiência da área. Por isso, o secondment é uma oportunidade de a empresa remediar a situação, se reestruturar e desenvolver processos mais assertivos para a seleção de profissionais.

Buscar uma reposição emergencial, de forma afobada, sem estratégia e tranquilidade na escolha de um advogado que se adeque às necessidades, é uma ação que pode gerar ainda mais dificuldades no futuro.

Período de experiência

A alocação de secondees também é recomendada para o período probatório de novos profissionais dentro da empresa. Isto porque evita contratações precipitadas, serve de suporte durante a adaptação e dá o tempo necessário para que gestores, por exemplo, reavaliem o departamento e realizem mudanças sem sobrecarregar um colaborador que ainda está conhecendo o negócio e sua rotina.

Sinergia entre cliente e escritório de advocacia

A proximidade e integração entre o escritório prestador de serviços jurídicos e a realidade da empresa, abre espaço para um conhecimento aprofundado e estratégico sobre as práticas de gestão adotadas e táticas para um melhor gerenciamento do negócio e da administração dos seus recursos. Esta conexão favorece o alinhamento de expectativas e de resultados e, também, evita falhas de comunicação entre as partes.

Empresa em formação

Entre startups, por exemplo, a alocação de advogados, oferece uma solução dinâmica, enxuta e descomplicada. Ao ter a possibilidade de contar com uma alocação multidisciplinar de advogados.

Economia de recursos

Em cenários de empresas em formação ou em desenvolvimento, como startups ou empresas sem departamentos jurídicos estruturados, o direcionamento de recursos para o âmbito jurídico pode ser limitado. Sendo assim, a alocação de advogados temporários podem gerar economia momentânea de capital, sendo uma vantagem clara e abrindo a possibilidade de investimento e expansão de outras áreas.

Vantagens do VISEU Secondment

EXPERTISE

Nosso diferencial é a expertise em selecionar os melhores advogados para cada projeto de secondment. Encontramos o profissional que atenda a sua necessidade específica, com a experiência e perfil ideal pra trabalhar com o seu time.

AGILIDADE

Nosso fluxo de seleção e contratação é muito ágil. Rapidamente entendemos sua necessidade, apresentamos a proposta e selecionamos o advogado certo pro seu time. Essa velocidade com assertividade faz toda diferença no resultado do nosso trabalho.

ECONOMIA

Contratar um advogado em regime de secondment é uma alternativa de ótimo custo-benefício. Sua empresa conta com nossos secondees especializados para trabalhar com seus advogados corporativos pelo tempo necessário ao projeto e por um valor pré-estabelecido.

Quer saber mais? fale com a gente aqui!

 

Publicado em: , , ,