carregando...

Notícias

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

8 de março de 2022

O 08 de março relembra as conquistas e desafios para uma sociedade verdadeiramente igualitária. Nesse dia, pedimos às sócias do Viseu Advogados que nos contassem sobre mulheres que foram inspirações essenciais nas suas vidas.

Carla Silvério

“Durante toda a minha vida eu tive uma mulher que foi a minha grande inspiração. Ela não era uma figura pública, era a minha avó. Além de mãe de 5 filhos, avó de 13 netos, esposa do meu avô, era independente profissionalmente, em uma época em que nenhuma mulher era, sem nunca perdeu a doçura, o lado feminino, a vaidade e a educação. Outra grande mulher que passou pela minha e que se tornou minha inspiração e tive a honra de ser sócia durante quase 5 anos, é a Viviane de Araújo Lima, uma super advogada, mulher, mãe e avó. Quando ela entrou na sala da minha Faculdade na PUC do Rio de Janeiro para me dar aula, eu olhei para ela e pensei: “um dia vou ser como ela”. Como figuras públicas, eu sempre admirei a Princesa Isabel, Madre Teresa de Calcutá, Clarice Lispector, Ruth Bader Ginsburg, Margarete Tatcher, Ângela Merkel, Michele Obama, Oprah Winfrey, Lady Di, dentre muitas outras!”

Carla Rahal

“Várias mulheres me inspiram no dia a dia, e citar algumas delas seria injusto com várias outras, pois certamente me esqueceria de alguma. Entretanto, de inúmeras maneiras, mulheres históricas foram referências para mim, por suas histórias e conquistas, como as rainhas Elizabeth I, Vitória, Maria da Escócia, Maria Teresa da Áustria, até mesmo Cleópatra. Mas as que realmente me inspiraram foram mulheres personagens de livros que eu lia quando adolescente, especialmente como: Jennifer Park, advogada do livro a Ira dos Anjos, de Sidney Sheldon, e Princess Daisy, do livro que leva o mesmo nome, de Judith Krantz, por suas lutas, inquietudes e buscas pelo justo, sem se esquecerem da ternura e da força para ultrapassarem grandes barreiras, que a vida sempre impõe, de modo a torná-las sempre resistentes e resilientes.”

Fernanda Horovitz Frankel

“Algumas mulheres muito me inspiram. Minha mãe é o exemplo que quero seguir, mulher independente, sempre sorridente e vendo o lado bom das coisas. Já a minha irmã é um exemplo de profissional bem sucedida, que tanto me orgulha. Como figuras públicas, eu citaria Golda Meir, primeira ministra de Israel, pela inteligência e pulso firme. Oprah Winfrey, que mesmo tendo uma difícil história, soube não se abalar, tornando-se uma das mulheres mais bem sucedidas do mundo. E a rainha Elizabeth, diante da sua capacidade de estar há tantos anos na liderança de seu país, atuando em inúmeros e diferentes papéis, sabendo ser dura e, ao mesmo tempo, acolhedora”

Giselle Lopes

“O nome dela é Rossana Duarte, hoje sócia da área de negócios imobiliários do Mattos Filho. Uma mulher extraordinária, com conhecimento técnico e estratégia para as negociações, que até hoje nunca vi igual. Com ela aprendi muito, inclusive a não desistir dos meus objetivos simplesmente por ser mulher, nova e em meio a um mercado extremamente masculinizado. Foi para mim uma honra e é até hoje uma inspiração que replico a todas as advogadas que trabalharam e que trabalham comigo.”

Silmara Bernardo

“A referência feminina forte e mais importante que posso citar, sem dúvidas, é a minha mãe e não o faço pelo vínculo direto e afeto incondicional. Minha mãe foi a única mulher numa família de 04 filhos, tendo irmãos e pais absurdamente machistas. Não teve a oportunidade de concluir os estudos e levou uma vida muito simples, tendo sido muito tolhida. Já casada, teve suas 03 filhas e a determinação de um futuro completamente diferente para nós. Apesar de toda dificuldade vivida e pouco estudo, nos ensinou respeito, dignidade, honestidade, compaixão, ambição, generosidade e excelência. Seu mantra sempre foi: “Faça de forma excelente, tenha orgulho da atividade que você fez, seja simples ou complexa”. Para a minha mãe, o “impossível” é algo existente no vocabulário de derrotados, preguiçosos ou invejosos. Hoje, aos 85 anos, ainda dirige (e muito bem!), indo e vindo do interior a cada 15 dias, sobe em telhados, organiza a vida de todos, faz caridade, negocia e tudo sempre com excelência. Segue forte, sonhando e realizando, com a mesma coragem e explosão de energia.”