Notícias
Como criar a cultura de compliance em empresas que prestam serviços financeiros
Sua empresa presta serviço financeiro ou oferece produto bancário?
Se sim, para que ela siga as normas regulamentares e se antecipe a possíveis riscos, confira o artigo de Mareska Tiveron S. Azevedo e Nicolly de Oliveira Galvão, sócia integrante do Núcleo de Compliance e Gestão de Crises do Viseu e advogada de Bancário e Fintechs, respectivamente, para o FI Insiders.
O texto explora o quanto construir uma cultura de compliance sólida é essencial para a proteção e sustentabilidade do seu negócio e também para a própria valorização da empresa.
Além de atender legislações como a Lei de Lavagem de Dinheiro (Lei 9.613/1998) e a Lei Antiterrorismo (Lei 13.260/2016), se a instituição é supervisionada pelo Banco Central deve adaptar-se as regulamentações específicas, como a Circular BCB 3978/2020 e as recentes Resoluções BCB nº 85/2021 e Conjunta nº 8/2023, que abordam segurança cibernética e educação financeira, respectivamente.
O artigo também destaca que criar uma cultura de compliance eficaz exige mais do que a simples implementação dessas normas; é necessário o engajamento ativo da alta administração e a realização de treinamentos contínuos para os colaboradores.
Saiba mais aqui clicando aqui.
Nosso Núcleo de Compliance e Gestão de Crises está preparado para apoiar instituições na criação e manutenção de uma cultura robusta de compliance, ajudando a enfrentar desafios e crises de forma eficaz.