carregando...

Notícias

Como criar a cultura de compliance em empresas que prestam serviços financeiros

13 de setembro de 2024

Sua empresa presta serviço financeiro ou oferece produto bancário?

Se sim, para que ela siga as normas regulamentares e se antecipe a possíveis riscos, confira o artigo de Mareska Tiveron S. Azevedo e Nicolly de Oliveira Galvão, sócia integrante do Núcleo de Compliance e Gestão de Crises do Viseu e advogada de Bancário e Fintechs, respectivamente, para o FI Insiders.

O texto explora o quanto construir uma cultura de compliance sólida é essencial para a proteção e sustentabilidade do seu negócio e também para a própria valorização da empresa.

Além de atender legislações como a Lei de Lavagem de Dinheiro (Lei 9.613/1998) e a Lei Antiterrorismo (Lei 13.260/2016), se a instituição é supervisionada pelo Banco Central deve adaptar-se as regulamentações específicas, como a Circular BCB 3978/2020 e as recentes Resoluções BCB nº 85/2021 e Conjunta nº 8/2023, que abordam segurança cibernética e educação financeira, respectivamente.

O artigo também destaca que criar uma cultura de compliance eficaz exige mais do que a simples implementação dessas normas; é necessário o engajamento ativo da alta administração e a realização de treinamentos contínuos para os colaboradores.

Saiba mais aqui clicando aqui.

Nosso Núcleo de Compliance e Gestão de Crises está preparado para apoiar instituições na criação e manutenção de uma cultura robusta de compliance, ajudando a enfrentar desafios e crises de forma eficaz.