carregando...

Notícias

Retrospectiva 2023: A Grande Revolução dos Meios de Pagamento no Brasil

9 de janeiro de 2024

O Sistema Financeiro Brasileiro (SFN) está passando por uma revolução e encontra-se cada vez mais digital e tokenizado. Diante deste cenário, o Banco Central do Brasil (Bacen) considerou como parte de sua atual agenda de inovação o Pix, o Open Finance, a internacionalização da moeda e a tokenização dos ativos (Drex).

Segundo um artigo publicado no LIDE por Mareska Tiveron, sócia de Bancário e Fintechs do Viseu, “Estamos vivenciando verdadeiros ‘saltos’ de desenvolvimento, uma notória revolução no mercado financeiro e de pagamentos, elevando a ‘barra de sofisticação tecnológica’ e colocando o Brasil na vitrine do mundo, especialmente no que diz respeito aos temas de digitalização bancária e inclusão financeira”.

De acordo com dados levantados pela autora, diante de toda a revolução, o PIX se destaca, superando outros meios de pagamento em número de transações. O Open Finance consolida-se com mais de 40 milhões de consentimentos e quase 30 milhões de usuários, enquanto o Drex, Real de maneira 100% digital, está em fase de testes, com lançamento previsto para 2024.

Ao analisar a retrospectiva de 2023 do SFN, Tiveron destaca a regulamentação de criptoativos e complementa que o futuro aponta para a tokenização de ativos, representando uma mudança significativa na economia. A inteligência artificial será crucial para aprimorar a experiência do consumidor e impulsionar a educação financeira e soluções de segurança no cenário financeiro brasileiro, completa.

Acesse o artigo na íntegra aqui.