carregando...

Notícias

Estrutura e benefícios das cooperativas de crédito no Brasil

7 de maio de 2024

De acordo com a última publicação no site do Banco Central, em março de 2024, existem mais de 799 Cooperativas de Crédito autorizadas, espalhadas por todo o Brasil.

E você sabe o que são as Cooperativas de Crédito? É uma instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus associados. O cooperativismo não visa lucros, os direitos e deveres de todos são iguais e a adesão é livre e voluntária.

Os associados encontram os principais serviços disponíveis nos bancos, como conta-corrente, aplicações financeiras, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos.

Existem 3 tipos de Cooperativas, quais sejam:

• Singulares: são constituídas pelo número mínimo de vinte pessoas, sendo permitida a admissão de pessoas jurídicas que tenham por objeto atividades econômicas correlatas às de pessoa física, ou, ainda, aquelas sem fins lucrativos.

• Centrais ou federações de cooperativas: são constituídas de, no mínimo, três singulares filiadas.

• Confederações de cooperativas centrais: são constituídas por pelo menos três cooperativas centrais ou federações de cooperativas, da mesma ou de diferentes modalidades.

Os depósitos em cooperativas de crédito têm a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). Para nossa sócia Mareska Tiveron S. Azevedo e a advogada de Bancário e Fintechs do Viseu, Nicolly de Oliveira Galvão, esse fundo garante os depósitos e os créditos mantidos nas cooperativas singulares de crédito e nos bancos cooperativos em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial dessas instituições. Atualmente, o valor limite dessa proteção é o mesmo em vigor para os depositantes dos bancos.