CRIPTOMOEDAS | FISCALIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE FRAUDES

A utilização das criptomoedas está cada vez mais em alta, sendo que, somente em 2020, em meio à pandemia, a moeda digital valorizou cerca de 300%, atingindo uma máxima histórica. Ocorre que, em meio à crescente utilização para diversos fins e a ausência de regularização e fiscalização, as criptomoedas também acabam sendo usadas para lavagem de dinheiro.

Tendo em vista que as instituições financeiras se submetem a normas e legislações próprias, as moedas digitais podem ser consideradas uma inovação ao crime de lavagem de dinheiro, uma vez que não estão vinculados a nenhuma entidade que seja obrigada a fornecer informações financeiras de seus clientes às autoridades ou órgãos públicos.

Segundo relatório publicado pela empresa de pesquisa e análise de segurança em blockchain, Chainalysis, 270 contas de criptomoedas são responsáveis pela conversão de 55% dos fundos ilícitos. O relatório ainda apontou que os golpes de criptomoedas, ransomware, hacks e outras atividades ilegais recorrem principalmente a cinco serviços de exchanges não especificadas.

Tais dados apenas demonstram que a omissão regulatória é o maior obstáculo ao combate à lavagem de dinheiro por meio das criptomoedas. Mostra-se fundamental que haja posicionamento claro e definitivo das instituições sobre as criptomoedas, além de necessária regulamentação, conferindo estabilidade nas relações financeiras e previsibilidade das consequências jurídicas das condutas daqueles que pretendem participar de alguma forma do mercado.


POR CRIPTOMOEDAS | FISCALIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE FRAUDES

LEIA TAMBÉM...

VISEU TAX | INFORMATIVO TRIBUTÁRIO SEMANAL

O Informativo Tributário Semanal, elaborado por Fábio Nieves Barreira, sócio da área tributária do Viseu Advogados, traz as principais notícias da semana e as discussões fiscais do período.

VER MAIS

IRPF DEVE SER ENTREGUE A PARTIR DO DIA 1 DE MARÇO

A Receita Federal anunciou recentemente as mudanças para o Imposto de Renda 2021, que pode ser declarado a partir do dia 1º de março. A equipe tributária do Viseu Advogados elaborou um informativo sobre os prazos de entrega e as novidades.

VER MAIS

VOCÊ CONHECE O MODELO DE SECONDMENT JURÍDICO DO VISEU ADVOGADOS?

Você já ouviu falar em SECONDMENT? Já utilizou na sua empresa?

Em caso afirmativo, ou negativo, gostaríamos de te apresentar o modelo de Secondment do @Viseu Advogados, que seleciona e aloca advogados em empresas para projetos especiais e temporários.

O formato de Secondment tem sido bem sucedido em razão de ser uma solução rápida, flexível e econômica para atender às necessidades jurídicas das empresas.

Se você tem na sua equipe alguém em licença, ausência de headcount ou mesmo aumento de demanda de trabalho, entre em contato conosco.

Será um prazer auxiliá-los e apresentá-los esse modelo de trabalho que tem tido um retorno muito positivo.

Contem conosco!

Maiores informações: lroese@viseu.com.br

VER MAIS

2021 Viseu Advogados - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por: mufasa