CRIPTOMOEDAS | FISCALIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE FRAUDES

A utilização das criptomoedas está cada vez mais em alta, sendo que, somente em 2020, em meio à pandemia, a moeda digital valorizou cerca de 300%, atingindo uma máxima histórica. Ocorre que, em meio à crescente utilização para diversos fins e a ausência de regularização e fiscalização, as criptomoedas também acabam sendo usadas para lavagem de dinheiro.

Tendo em vista que as instituições financeiras se submetem a normas e legislações próprias, as moedas digitais podem ser consideradas uma inovação ao crime de lavagem de dinheiro, uma vez que não estão vinculados a nenhuma entidade que seja obrigada a fornecer informações financeiras de seus clientes às autoridades ou órgãos públicos.

Segundo relatório publicado pela empresa de pesquisa e análise de segurança em blockchain, Chainalysis, 270 contas de criptomoedas são responsáveis pela conversão de 55% dos fundos ilícitos. O relatório ainda apontou que os golpes de criptomoedas, ransomware, hacks e outras atividades ilegais recorrem principalmente a cinco serviços de exchanges não especificadas.

Tais dados apenas demonstram que a omissão regulatória é o maior obstáculo ao combate à lavagem de dinheiro por meio das criptomoedas. Mostra-se fundamental que haja posicionamento claro e definitivo das instituições sobre as criptomoedas, além de necessária regulamentação, conferindo estabilidade nas relações financeiras e previsibilidade das consequências jurídicas das condutas daqueles que pretendem participar de alguma forma do mercado.


POR CRIPTOMOEDAS | FISCALIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE FRAUDES

LEIA TAMBÉM...

COMO GARANTIR UMA BOA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE?

O termo Experiência do Cliente (ou Customer Experience) é uma tendência para avaliação de serviços no mercado, inclusive para escritórios de advocacia. Elton Amaral, head da área de Experiência do Cliente do Viseu Advogados, elaborou informativo sobre as principais questões que devem orientar um atendimento personalizado e de excelência.

VER MAIS

RECONHECIMENTO NO LEADERS LEAGUE 2021

Viseu Advogados foi reconhecido pelo diretório internacional Leaders League, em sua edição 2021, como EXCELLENT por sua atuação em CONTENCIOSO CONSUMIDOR DE VOLUME. Mais uma conquista que traduz nosso empenho cotidiano para uma advocacia de excelência.

VER MAIS

CARLA FREIRE MOREIRA SILVÉRIO SÓCIA DA ÁREA DE SECONDMENT

Viseu Advogados se orgulha de anunciar nossa nova sócia da área de Secondment Jurídico, Carla Freire Moreira Silvério. Carla tem experiência de mais de 20 anos, tanto como advogada conduzindo grandes bancas de advocacia, quanto na área de Recursos Humanos quando foi sócia da Global Legal Search Brasil. Como comemoração desta conquista, diversos clientes da Carla prestaram sua homenagem com depoimentos ressaltando o seu profissionalismo, proatividade e competência.

VER MAIS

2021 Viseu Advogados - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por: mufasa