IMPRENSA DESTACA NOVO SÓCIO TRIBUTÁRIO DO VISEU ADVOGADOS – FÁBIO NIEVES BARREIRA

Viseu Advogados reforça especialidade com a contratação de novo sócio

Com a proposta de reforçar a equipe da área de Direito Tributário, o escritório Viseu Advogados, sediado na Vila Olímpia (SP), anunciou a contratação de Fábio Nieves Barreira como novo sócio. Advogado tributarista com forte atuação na defesa de companhias nacionais de médio e grande porte, além de multinacionais, resolvendo questões tributárias relativas a tributos indiretos, Barreira comenta sobre o reconhecimento do escritório em seu trabalho e também sobre os desafios no setor.

“O convite formulado pelo Viseu reflete o reconhecimento de minha trajetória até aqui percorrida. Se por um lado foi uma grande satisfação ter recebido o convite, por outro é uma grande responsabilidade. A banca é conhecida e respeitada no mercado por ser multidisciplinar, inovadora, tech, estratégico e defender valores humanos e de inclusão. O desafio, ao assumir a área, será incorporar o DNA do Viseu às práticas do mercado tributário. As relações pessoais e comerciais têm sido cada vez mais tecnológicas e complexas, dinâmicas e mutáveis, fatos que refletem na vida tributária de pessoas e empresas”, afirma o advogado.

Pós-graduado em Direito Comercial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Barreira já ocupou cargos bastante relevantes. Foi sócio do escritório Vella Pugliese Buosi e Guidoni Advogados, diretor e conselheiro de entidades de classe como FIESP, CIESP, FECOMERCIO e ABSOLAR, juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo (TIT) e conselheiro do Conselho de Defesa dos Contribuintes do Estado de São Paulo (CODECON) e do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Economia (CARF).

Segundo Barreira, toda experiência adquirida durante esse período atuando como advogado, exercendo funções em entidades de classe e na execução de funções públicas em órgãos de julgamento, será um diferencial ao desempenhar seu papel na área tributária do escritório. Além disso, ele destaca que a proposta é que todo o trabalho realizado seja direcionado a entender as necessidades dos clientes e encontrar soluções adequadas e exequíveis às necessidades dos clientes.

Por fim, Barreira afirma que o motivo que o fez aceitar o convite do Viseu, em meio a outras propostas, foi o fato de o escritório ser moderno, tecnológico, com uma cultura inovadora e desafiadora.

Na edição de 2019 do Análise Advocacia, o escritório Viseu Advogados, foi eleito mais admirado em seis especialidades do Direito, dez setores econômicos e no estado de São Paulo.

Fonte: Editora Análise


Viseu Advogados anuncia novo sócio na área tributária

O Viseu Advogados anunciou Fábio Nieves Barreira como novo sócio da banca para reforçar a área de direito tributário do escritório.

O profissional é advogado tributarista com forte atuação na defesa de empresas nacionais de médio e grande porte, além de multinacionais, resolvendo questões tributárias relativas a tributos indiretos.

Em sua trajetória, Barreira acumulou experiência em órgãos do governo e entidades atuantes na indústria brasileira. — Como juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo e também atuando em instituições como Carf, Fiesp, Ciesp e Fecomercio, percebi que a dificuldade de compreensão, pelo empresário, do emaranhado de normas tributárias e o custo para atender as obrigações dessa natureza, seja quanto ao pagamento dos tributos, seja quanto ao cumprimento de obrigações acessórias, faz dos assuntos tributários matéria estratégica para as empresas — afirma.

Para o tributarista é comum às empresas, pela complexidade das normas tributárias, estarem sujeitas ao cometimento de erros, cujo resultado é a inadimplência tributária e, como consequência, a lavratura de autos de infração, com aplicação de pesadas multas, execuções fiscais, protesto de CDA, bloqueio de contas bancárias e do faturamento, impossibilidade de obtenção de CND etc. — Diante disso, desenvolvo trabalho de orientação sobre a correta aplicação da legislação tributária e defendo os interesses da empresa nos tribunais administrativos e no Poder Judiciário — explica.

Fábio Nieves Barreira tem pós-graduação em direito comercial pela Fundação Getúlio Vargas e é mestre em direito tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Fonte: Revista Fator Brasil


POR Fábio Nieves Barreira

Tributário

113185-0160

fnieves@viseu.com.br

LEIA TAMBÉM...

DECRETO PAULISTA ESTENDE BENEFÍCIOS FISCAIS A 9 SETORES DA ECONOMIA

Entrou em vigor, no dia 20/12/2019, o Decreto n. 64.687/2019, que estendeu os benefícios fiscais previstos no artigo 29 das Disposições Transitórias do Regulamento do ICMS de São Paulo (RICMS/SP) aos seguintes setores: i.                     fabricação de pectina; ii.                   produção de frutas secas desidratadas mas não cristalizadas e obtenção de cascas de cítricos;  iii.                 fabricação de biscoitos e bolachas; …

VER MAIS

TJ-SP ENTENDE QUE INVESTIDORES DEVEM TER TRATAMENTO DIFERENTE EM DISTRATOS

Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) deram uma nova interpretação às discussões envolvendo os distratos – quando o cliente pede a rescisão do contrato de compra e venda de um imóvel na planta. Eles diferenciaram a situação dos que adquirem o bem para investimento daqueles que fecham negócio para uso próprio. Para…

VER MAIS

DESONERAÇÃO DO IOF

Visando aliviar os efeitos da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, ontem (02) foi publicado o Decreto nº 10.305/2020, determinando a total desoneração do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre operações de crédito realizadas e contratadas no período de 03 de abril até 03 de julho.  A finalidade é a redução do custo nas linhas…

VER MAIS

2020 Viseu Advogados - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por: mufasa