GOVERNO DE SP PODE IMPACTAR VULNERÁVEIS COM PROPOSTA DE AJUSTE FISCAL, AVALIA TRIBUTARISTA

O advogado tributarista, sócio do escritório Viseu Advogados e ex-juiz do Tribunal de Impostos e Taxas de São Paulo (TIT), Fábio Nieves, avalia que a proposta de ajuste fiscal – embutida no projeto de lei (PL) 529/20 do governo estadual – deve onerar principalmente produtos essenciais.

A votação do texto está prevista para acontecer na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) nesta segunda-feira (5) a partir das 19h.

“A ideia do governo do Estado é rever todos os benefícios. O problema é que o governo está considerando como benefício fiscal qualquer tributação inferior a alíquota padrão de 18% do ICMS”, ressaltou Nieves ao Broadcast Político.

Para a avaliação do advogado, da forma como se encontra o texto, caso seja aprovado, os deputados entregam uma “carta branca” para o governo estadual definir as taxas.

“O texto que está sendo discutido dá a possibilidade de o governo rever todas as alíquotas, mas não diz quais alíquotas deverão ser revistas.

Depois, o governo deve expedir um decreto dizendo, com base nessa lei, quais as alíquotas está alterando”, afirmou. Segundo o jurista, a mudança pode impactar principalmente as mercadorias não-supérfluas e produtos essenciais porque, com exceção de produtos da cesta básica, estes têm a maior margem de possível aumento.

“Como esses produtos são de primeira necessidade, é bem provável que essas alíquotas sendo revistas, as pessoas mais vulneráveis venham a sofrer uma tributação maior”, afirmou.

Outra preocupação apontada por Nieves é a possibilidade de que a revisão das alíquotas possa ter um efeito inflacionário, justamente em um período de recuperação econômica após a crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

Fonte: AGÊNCIA ESTADO – BROADCAST


POR Fábio Nieves Barreira

Tributário

113185-0160

fnieves@viseu.com.br

LEIA TAMBÉM...

AC | DC: ANTES E DEPOIS DO CORONAVÍRUS: ASPECTOS PENAIS E COMPLIANCE

Sabemos que não raras vezes, nestes tempos da COVID-19, várias informações foram encaminhadas e por vários meios de comunicação. O propósito deste newsletter é levar ao conhecimento de nossos clientes, e esclarecer, quais são as previsões, intensidade e impactos aos pontos sensíveis de ordem criminal e de compliance que surgem em situações de emergência ou de calamidade pública. A COVID-19 mudou…

VER MAIS

Projeto que permite controle de empresas áreas por estrangeiros avança na Câmara

O que é Lorem Ipsum? Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos. Lorem Ipsum sobreviveu não só a cinco séculos,…

VER MAIS

INSS DEVERÁ SUBSIDIAR VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Importante e significativa decisão do STJ, tanto sob a ótica trabalhista como criminal, proferida esta semana que consolida o entendimento no que diz respeito a responsabilidade do INSS em arcar com a subsistência da mulher vítima de violência doméstica que, por esse motivo, tenha necessitado se afastar do trabalho, pelo período de até 6 meses,…

VER MAIS

2020 Viseu Advogados - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por: mufasa