CONVENÇÃO CONTRA ASSÉDIO NO AMBIENTE DE TRABALHO APROVADA PELA OIT

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) aprovou uma nova convenção contra violência e assédio no ambiente de trabalho, durante a conferência anual da OIT, ocorrida em Genebra, após 4 anos de negociação. Para a advogada, Maiara Colpani a nova convenção representa um grande passo na defesa e salvaguarda dos direitos humanos no ambiente de trabalho, uma vez que reconhece de forma pontual que o assédio e a violência ocorrida no ambiente de trabalho podem constituir em uma violação ou abuso de direitos humanos.

O objetivo da nova orientação normativa visa a proteção de todo e qualquer trabalhador, independente da função exercida e status contratual, o que inclui pessoas em treinamento, estagiários, aprendizes, voluntários, ex-empregados e candidatos a emprego.

A Convenção reconhece ainda que, “os indivíduos que exercem a autoridade, deveres ou responsabilidades de um empregador também podem ser sujeitos à violência e assédio.” De acordo com a advogada Maiara Colpani, do Viseu Advogados, tal inclusão é importante por que expressa a preocupação dos Estados na preservação da dignidade humana no trabalho e da não aceitação de situações de violência e assédio, assim como no intuito de promoção de medidas de proteção mais enérgicas e eficazes pelas instituições.

A nova Convenção cobre a violência e o assédio que possam ocorrer no local de trabalho; lugares onde um trabalhador é pago, descansa ou faz um intervalo para refeição, ou usa instalações sanitárias, de lavagem ou de troca; durante viagens relacionadas ao trabalho, viagens, treinamento, eventos ou atividades sociais; comunicações relacionadas com o trabalho (incluindo através de tecnologias de informação e comunicação), em alojamento fornecido pelo empregador; e quando se deslocam de e para o trabalho. Também reconhece que a violência e o assédio podem envolver terceiros.

A Convenção entrará em vigor 12 meses após a ratificação de dois Estados membros.


POR MAIARA COLPANI

Trabalhista

(11) 3185-0245

mcolpani@viseu.com.br

LEIA TAMBÉM...

O FRANCHISING NO FOCO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO

Aconteceu em São Paulo, na última semana, a 11ª Edição da ABF Franchising Expo, maior feira de franquias da América Latina, que contou com a presença do Prefeito da cidade de São Paulo. Na abertura do evento, o Prefeito João Dória aproveitou a oportunidade para reforçar a divulgação de dois novos Programas da Prefeitura em…

VER MAIS

TRIBUNAL IMPEDE CONTRIBUINTE DE REGULARIZAR PAGAMENTO DE ICMS

O Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de São Paulo negou pedido de um contribuinte que tentou regularizar sua situação e recolher o ICMS devido antes de ser lavrado auto de infração e estabelecida multa. A solicitação foi baseada na Lei Complementar nº 1.320, de abril de 2018. A norma institui o Programa de Estímulo…

VER MAIS

VISEU ADVOGADOS PARTICIPA DE CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE NOVOS DESAFIOS DA TRIBUTAÇÃO

Nos dias 29 a 30 de novembro, em Viena (Áustria), acontecerá a conferência “The New Era of Taxation”, promovida pelo Comitê Tributário da International Bar Association (IBA). A programação reúne grandes especialistas mundiais em tributação. O evento abordará os temas sobre economia digital; riqueza privada e planejamento sucessório no contexto transfronteiriço; reorganizações (em particular, carve-outs)…

VER MAIS

2019 Viseu Advogados - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por: mufasa