RATEIO DE DESPESAS | RATIFICAÇÃO DE ENTENDIMENTO RFB

No último dia 28/09/2021, a Receita Federal publicou a Solução de Consulta Cosit nº 149, referente ao rateio de despesas nas áreas de back office e o não pagamento de tributos sobre os valores remoldados por outras companhias.

A Solução de Consulta em questão, quando se tratando de reembolsos provenientes de atividades contábeis, de finanças, recursos humanos, administração, suprimentos e sistemas de informação, definiu que não incidiria IRPJ, CSLL, PIS e COFINS pelo fato de não ser considerado receita bruta da empresa que recebeu o reembolso, desde que cumpridos os diversos requisitos estabelecidos no texto da decisão para que sejam configurados como “reembolso”.

Por fim, em que pese os critérios adotados para configuração de reembolso, provavelmente as autoridades fiscais não contestarão o critério de rateio realizado pelas empresas, mas sim a demonstração da adoção do critério em si, que deve ser acompanhada de demonstrativos comprobatórios das despesas rateadas/ reembolsadas.

As equipes tributária e societária do Viseu Advogados estão à disposição para mais esclarecimentos.

Fábio Nieves Barreira | fnieves@viseu.com.br

Paulo Bardella Caparelli | pbardella@viseu.com.br


POR Fábio Nieves Barreira

Tributário

113185-0160

fnieves@viseu.com.br

LEIA TAMBÉM...

EXIGÊNCIA DE REPRESENTAÇÃO NO CRIME DE ESTELIONATO NÃO RETROAGE A AÇÕES INICIADAS ANTES DO PACOTE ANTICRIME

Recentemente, a Terceira Seção consolidou o entendimento das turmas criminais do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao afirmar que a exigência de representação da vítima como pré-requisito para a ação penal por estelionato, mudança introduzida pelo Pacote Anticrime, não pode ser aplicada retroativamente para beneficiar o réu. O pedido, feito pela Defensoria Pública de São…

VER MAIS

PARCERIA EM SECONDMENT JURÍDICO | + DE 100 PROJETOS DE ALOCAÇÃO DE ADVOGADOS

A utilização de Secondment Jurídico pode ser a estratégia diferencial para a segurança jurídica e consolidação de negócios. Viseu Advogados e Vittore Partners consolidaram uma união de sucesso, com mais de 100 alocações nos mais variados projetos de Secondees. Atuando com as principais empresas nacionais e internacionais, somamos a principal consultoria de recrutamento especializado e…

VER MAIS

AQUISIÇÃO MULTI-JURISDICIONAL | DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS

Tivemos o prazer, por meio de nosso time de Direito Societário, de conduzir due dilligence dessa relevante aquisição multi-jurisdicional, envolvendo Brasil e Colômbia, do Grupo BSD Consulting pela Elevate Hong Kong Holdings. Ampliação de expertise de sustentabilidade e desenvolvimento de negócios!

Viseu Advogados: mais que um escritório, um parceiro de negócios.

VER MAIS

2021 Viseu Advogados - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por: mufasa