STJ DECIDE QUE É CRIME NÃO RECOLHER ICMS

Na última quarta-feira (20/08/2018) foi decidido pela 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, ainda que declarado, o não recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) configura crime contra a ordem tributária.

Após vários pedidos de vista de julgamento, prevaleceu o voto do Relator, Min. Rogério Schietti Cruz, no sentido de que, quando comprovado o dolo, o não pagamento do tributo pode resultar em uma pena privativa de liberdade, além de aplicação de multa.
(HC/STJ Nº 399109).


POR

LEIA TAMBÉM...

TASK FORCE | COVID-19 E O REGIME JURÍDICO EMERGENCIAL E TRANSITÓRIO NO DIREITO SOCIETÁRIO

Na última sexta-feira (12), o Projeto de Lei nº 1.179/2020 foi aprovado e convertido na Lei nº 14.010/2020. Isto significa que o Poder Legislativo criou regras transitórias para reduzir os efeitos do COVID-19 nas relações de direito privado. Assim, a Lei nº 14.010/2020 alterou disposições do Código Civil  durante o estado de calamidade pública (Decreto…

VER MAIS

NOVAS REGRAS DE COMPENSAÇÃO AMBIENTAL E A SEGURANÇA JURÍDICA

Muito se discute a respeito da segurança jurídica do Direito Ambiental brasileiro e, embora a (in)segurança jurídica esteja atrelada ao próprio Direito brasileiro, é fato também que o Direito Ambiental, ciência viva que é, necessita de flexibilidade. No entanto, caso haja alteração da regra com o jogo em andamento, haverá de fato insegurança jurídica. Nesse…

VER MAIS

FAMOSAS SOFREM ATAQUES NAS REDES SOCIAIS

São diversos os casos de personalidades que sofrem com contas de mídias sociais hackeadas, mas tais ataques podem afetar a todos e todas. Gustavo Artese, sócio da área de Direito Digital do Viseu Advogados, foi entrevistado pela Domingo Espetacular da Rede Record sobre a legislação vigente que protege a privacidade de dados e as ações…

VER MAIS

2020 Viseu Advogados - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por: mufasa