Notícias

Igualdade de gênero no trabalho | O desafio da transparência salarial em conformidade com a LGPD
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estabeleceu procedimentos para supervisionar os novos mecanismos de transparência salarial, visando a equiparação entre homens e mulheres. Empresas com cem ou mais empregados no Brasil são obrigadas a disponibilizar um Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios em plataformas online, como páginas na internet ou redes sociais. No entanto, é essencial que as companhias que se encaixam nesses critérios adotem precauções rigorosas para garantir a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Antonielle Freitas, sócia da área de Proteção de Dados e DPO no Viseu, conversou com o Valor Econômico sobre a importância da anonimização eficaz das informações compartilhadas. Para Freitas, a omissão do nome do empregado pode resultar em uma “pseudoanonimização”, sublinhando a necessidade de esclarecer e aprimorar as normas para garantir a efetiva proteção dos dados pessoais, alinhando-se aos princípios da LGPD e minimizando os riscos associados à identificação inadequada de indivíduos.
Confira a reportagem completa clicando aqui e saiba mais sobre os desafios da proteção de dados no âmbito dos relatórios de transparência.