Notícias
Computação quântica e o universo jurídico | Cruzando a fronteira do amanhã
Vivemos em um mundo guiado pela tecnologia, e o termo “quântico” não é mais exclusivo das salas de aula de física. Ele está se movendo para o centro das maiores empresas de tecnologia, assim como o direito se adapta constantemente ao progresso da sociedade. Diante desse cenário, Paulo Henrique Fernandes, Head de Legal Ops no Viseu, explora em artigo publicado na Análise Editorial a relação entre a computação quântica e o campo jurídico, levando em consideração a natureza complexa e multifacetada de ambos os universos.
Segundo Paulo, a computação quântica emerge como uma ferramenta revolucionária para os juristas e já mostra o seu potencial ao otimizar algoritmos, contribuir para o desenvolvimento de materiais e acelerar pesquisas médicas. Empresas líderes como Google, IBM e Microsoft investem nessa inovação, explorando desde simulações químicas até otimização financeira em protótipos quânticos.
Entretanto, a maior preocupação dessas instituições ainda é aprimorar a segurança de seus sistemas bancários, claramente ameaçados com a amplificação dessa tecnologia.
Acesse aqui o artigo completo e entenda mais sobre os aspectos da computação quântica e os seus desafios.