LGPD PODE ENTRAR EM VIGOR EM 01 DE JANEIRO DE 2021

O governo federal entrou em acordo com a Câmara dos Deputados e Senado Federal sobre a vigência da Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD), com a nova data prevista para 01 de janeiro de 2021.

A entrada em vigor da LGPD está prevista para maio de 2021 e a aplicação de penalidades e sanções para agosto. Contudo, se a Medida Provisória 959 não for votada até 27/08, próxima quinta-feira, a legislação retroagiria e entraria em vigor, embora seu descumprimento somente possa ser punido a partir de agosto de 2021. Esse é o cenário que o acordo pretende evitar, com a intenção de combinar a vigência e aplicabilidade de penalidades, todas, em 01 de janeiro de 2021.

Para que o acordo seja efetivado, é necessário que o Senado Federal e Câmara dos Deputados votem a MP 959 antes que ela perca sua eficácia, ou seja, até esta quinta-feira. O líder da Câmara, Ricardo Barros, anunciou que a votação seria inserida hoje (25) na pauta, pelo caráter de urgência da questão. Um dos motivos para o acordo seria um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que a legislação não entrasse em vigor às vésperas das eleições municipais no país.

Além da MP, a Câmara ainda pretende votar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 17, que inclui a responsabilidade da União pela proteção dos dados pessoais e que caberia a uma autarquia a sua devida fiscalização. A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) estava prevista na legislação original, mas não foi criada ou teve seu colegiado composto até o momento. A previsão é que a PEC 17 seja votada ainda esta semana e depois encaminhada para análise do Senado.

O núcleo de Direito Digital do Viseu Advogados está acompanhando atentamente o assunto e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários.


POR GUSTAVO ARTESE

Digital

(11) 3185-0195

gartese@viseu.com.br

LEIA TAMBÉM...

NOTÍCIA| REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA RURAL| FOI SANCIONADA E PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, A LEI N° 13.465

Foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União, a Lei n° 13.465 de 11 de julho de 2017 (originada da conversão em lei, da Medida Provisória 759/2016). A lei dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana, sobre a liquidação de créditos concedidos aos assentados da reforma agrária, sobre a regularização fundiária no âmbito…

VER MAIS

SEM ANPD, PRORROGAR A LGPD É A MEDIDA MAIS SENSATA, DIZ ESPECIALISTA

Gustavo Artese, da Associação de Direito da Tecnologia da Informação, afirma que é necessário instalar a Autoridade Nacional para oferecer segurança jurídica A prorrogação da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), prevista para agosto deste ano, é a medida mais sensata a ser tomada pelo governo, caso não consiga instalar…

VER MAIS

PL 2630/20: “GOOD NEWS” OU “FAKE NEWS”?

A expressão Fake News tem sido cada vez mais recorrente em nossos dias, especialmente pelos momentos difíceis vividos com a pandemia da COVID 19 e da crise política instaurada no Brasil. Neste contexto, foi apresentado o Projeto de Lei no 2.630/20, que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet (“PL 2630/20”). O texto…

VER MAIS

2020 Viseu Advogados - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por: mufasa